Commodities com preços em baixa prejudica a entrada de dólares em fevereiro

A exportação das commodities de interesse da região Norte Fluminense; açúcar em bruto, minério de ferro e petróleo, apresentam dificuldade de reação perante as forças do mercado internacional. A exportação em dólar de açúcar cresceu 3,4% em fevereiro, com base em janeiro desse ano, porém declinou 18,47% em relação a fevereiro de 2018. A exportação de minério de ferro caiu 10,32% em fevereiro, com base em janeiro desse ano, porém avançou 21,58% na comparação com fevereiro do ano ano passo. Já a exportação de petróleo caiu 25,88% em fevereiro último, com base em janeiro, porém cresceu levemente 0,50% em relação a fevereiro do ano passado.

Observa-se que o país tem exportado uma maior quantidade em volume, devido a desvalorização do preço por tonelada. O preço do açúcar caiu 18,27% em fevereiro último, com base em fevereiro do ano passado.  O minério de ferro manteve o mesmo preço do ano passado que está muito baixo, enquanto o preço do petróleo desabou 30,16% no mesmo período.

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 717 Articles
Economista, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Pós-doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*