Exportação em São João da Barra e Itaguaí em 2019

A movimentação de comércio exterior em São João da Barra, sede do porto do Açu, vem mudando de configuração. Conforme já tinha indicado anteriormente, a commodity minério de ferro não faz parte da pauta. Nos primeiros quatro meses do ano as exportações somaram US$169,8 milhões, representando 1,7% do total de exportação do estado do Rio de Janeiro. Os produtos exportados foram tubos flexíveis na proporção de 66%, fundamentalmente, para a Holanda e óleo bruto de petróleo na proporção de 34% para os Estados Unidos.

Já a movimentação em Itaguaí mantém a sua configuração tradicional. O valor da exportação no quadrimestre desse ano somou US$536,63 milhões, representando 5,3% do estado. Do total exportado 99,5% foi equivalente ao embarque de minério de ferro para a China (47%), Japão (9,9%), Turquia (8,3%), Barein (8,3%) e Portugal (5,9%).

A figura a seguir apresenta os valores de exportação nos primeiros quatro meses de 2019 para São João da Barra e Itaguaí.

Observe que em abril o valor exportado em São João da Barra foi equivalente a 23,19% do valor exportado em Itaguaí.

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 717 Articles
Economista, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Pós-doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*