Olhares acadêmicos sobre a crise econômica em Macaé

O governo de Macaé realizou, nessa terça feira, no auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro local, seminário para discussão das pesquisas realizadas sobre a trajetória do setor petrolífero, as crises externas e os reflexos sobre o município. O projeto foi realizado em parceria com um conjunto de universidades importantes, dentre as quais, a UENF que tive hora de representar.

Vinte e um pesquisadores abordaram diferentes e importantes temas dentro de um caráter de forte rigor científico, já que os mesmos serão publicados em um livro que objetiva manter acesa a história vivida pelo município, durante a trajetória do setor petrolífero que marcou o modo de vida dos macaenses.

O prefeito Dr. Aluísio, na abertura do evento, relatou o seu anseio em deixar essa experiencia registrada, tendo em avista a sua importância histórica. Afinal, Macaé se destacou e, ainda, se destaca como referência nacional e internacional no contexto da indústria de óleo e gás. O município foi impactado de, sobremaneira, e teve modificada a sua forma de vida, a partir da chegada de toda essa nova estrutura operacional para uma atividade muito distante das atividades tradicionais implementadas pelos nativos.

O meu sentimento é de admiração e respeito pelo prefeito Aluísio e toda a equipe responsável pela iniciativa. Confesso que o que assisti no dia de ontem, me parecia muito distante dos dias atuais, em nossa região, dadas as práticas cotidianas. Sempre fui muito crítico das iniciativas dos governantes locais que insistem em discutir temas complexos de forma fechada entre políticos, cuja experiencia e conhecimento sobre o teor dos mesmos temas, me parecem bem limitados.

Não é uma prática corrente os políticos ouvirem a comunidade acadêmica. Dessa forma, parabenizo o prefeito Dr. Aluísio pela criação do núcleo de Estudo e Pesquisa – observatório da cidade no contexto da secretaria de educação superior. Parabenizo também, o secretário e coordenador do projeto, o professor Magini e seus assessores, professor Maynardo Rocha e professora Scheila Ribeiro de Abreu e Silva, que com muita eficiência demostraram profundo entendimento sobre o papel da inovação no processo de gestão pública, a partir da valorização do conhecimento cientifico.

Parabéns a todos!

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 772 Articles
Economista, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Pós-doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*