Patriotas por um dia?

Terminado o período eleitoral, resgato a minha visão sobre o adequado estágio de desenvolvimento econômico no país, que deve ser entendido como a capacidade dos indivíduos ter acesso as condições fundamentais de saúde, educação, trabalho, lazer, habitação, etc.). Reafirmo que esse desenvolvimento é função dos esforços de articulação e estratégias no âmbito do município, verdadeiro espaço de vivência e, portanto, onde temos de agir.

Sendo assim, no contexto da educação, pergunto o que os patriotas eleitores do PT, especialmente, em São João da Barra farão com os livros que levaram as urnas? Faço já uma proposta para que pensem na organização de bibliotecas com ações de incentivo à leitura, especialmente, para os estudantes do ensino base. Me parece que a educação do município apresenta sérios problemas, então é o momento de agir. Aliás, vocês devem refletir também sobre o papel, e as práticas correntes, no âmbito do Conselho Municipal de Educação do Município. Sabem como anda esse importante instrumento?

Talvez alguém possa pensar: e você? o que faz?

Quero lembrar que o prédio de 250 m2 que construí no Balneário em Atafona, com recursos da Petrobrás (projeto Fome Zero de minha autoria), em 2006, depois de fomentar a piscicultura na região, atendeu a um projeto de extensão de minha autoria, onde alunos da escola estadual Newton Alves de Atafona, pesquisaram sobre a história de São João da Barra em uma biblioteca montada no mesmo espaço e elaboraram uma cartilha publicada com o apoio da Capitania dos Portos e da Ferroport. Tudo sem apoio dos governos locais.

Nos últimos anos esse espaço tem sido ocupado pela Capitania dos Portos em beneficio da sociedade local e regional, já que o órgão com sede em São João da Barra atende a um vasto território. A biblioteca que organizei se encontra nesse prédio e é usada pelos jovens do grupo de escoteiros sob a coordenação do atual capitão dos portos.

Como visto, posso cobrar já que comprovo ações sociais que reputo de importância, mesmo sem NUNCA ter participação em NENHUM GOVERNO LOCAL.

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 517 Articles
Economista, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*