PIB avança 0,1% no terceiro trimestre do ano

O produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,1% no 3º trimestre de 2017 com relação ao trimestre imediatamente anterior e cresceu 1,4% em relação ao 3º trimestre de 2016. Entretanto, foi verificada uma queda de 0,2% na comparação do acumulado dos últimos quatro trimestres terminados em setembro em relação ao mesmo período imediatamente anterior. Já no acumulado janeiro a setembro de 2017 houve crescimento de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados apresentados pelo IBGE mostram uma leve recuperação da economia brasileira, principalmente em função do avanço da atividade industrial e da atividade de serviço. Entretanto o setor agropecuário que já se caracterizou como o motor do crescimento econômico perdeu força.

A taxa de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 1,6% no 3º trimestre de 2017 em relação ao trimestre imediatamente anterior, porém no acumulado de janeiro a setembro deste ano caiu 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a taxa de investimento no 3º trimestre de 2017 atingiu 16,1% do PIB, enquanto a taxa de poupança atingiu de 15,2%.

Outros indicadores como baixa inflação, queda da taxa de juros, redução do endividamento das famílias e aumento do consumo das famílias, com reflexo no comércio, ajudam a melhorar otimismo em relação ao fortalecimento da economia.

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 361 Articles
Economista, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*