Produção industrial do RJ se apresenta fraca nesse início do ano

A atividade industrial do estado do Rio de Janeiro iniciou o ano com muita fragilidade. A produção física da industria geral caiu 2,1% em fevereiro com base no mês anterior. Na comparação com fevereiro do ano passado a queda foi de 0,8% e no acumulado do ano a queda foi de 1,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

A industria extrativa caiu 3,7% em fevereiro com base no mesmo mês do ano passado e caiu 1,3% no acumulado do ano, com base no mesmo período do ano passado. Já a industria de transformação cresceu 0,7% em fevereiro com base em fevereiro do ano passado e e caiu 1,0% no acumulado do ano, com base no mesmo período do ano passado.

A figura a seguir apresenta as variações por segmento industrial.

Podemos observar que na variação acumulada do ano, o destaque ficou por conta da fabricação de produtos alimentícios com forte crescimento de 34,8% no bimestre, seguido pelo segmento de fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos com crescimento de 17,0% e fabricação de produtos minerais não metálicos com crescimento de 11,4% considerando o mesmo período do ano passado.

Já com contribuição negativa, o segmento de fabricação de equipamentos de transportes exceto veiculo automotores, caiu 54,5% seguido pela metalurgia com queda de 9,7% e fabricação de bebidas com queda de 7,0% no bimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 741 Articles
Economista, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Pós-doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*