Resenha econômica da semana

Ao final de cada semana, farei uma resenha dos principais fatos econômicos.

Como resultado da última semana, começamos com a reunião do Fórum de Desenvolvimento Mundial em Davos na Suíça e a divulgação dos resultados do estudo da Oxfam sobre desigualdade no mundo.

Um grande paradoxo! Enquanto os países mais ricos do mundo discutiam os seus interesses durante o Fórum, a Oxfam divulgava que 82% da riqueza gerada em 2017 foram parar nas mãos do seleto grupo de 1% mais rico da população. Ainda, que 50% da população mais pobres não ficou com nada dessa riqueza.

Outra questão é o olhar duvidoso do Jornal Americano New York Times sobre a democracia brasileira. Parece que os analistas americanos estão esquecendo de olhar o seu quintal. O dólar vem se derretendo a cada investida impensada do presidente Trump. Frente a moeda brasileira, o dólar já desvalorizou 3,71% em janeiro.

Não podíamos esquecer que a confirmação de condenação do Lula animou o mercado acionário com um forte crescimento da bolsa de valores na semana.

Por último, o mercado de trabalho brasileiro fechou 20.832 vagas de emprego em 2017. Com saldo positivo somente os setores de comércio, serviços e agropecuário.

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 333 Articles
Economista, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*