Síntese semanal: melhora na articulação politica acalma o mercado

Conforme indiquei na síntese semanal anterior, a maior disposição para o processo de articulação em torno da reforma previdenciária acalmaria o mercado. Realmente a semana que passou deixou o ambiente mais confiável, fato que refletiu na queda da moeda americana em 0,08% e no crescimento de 1,78% no índice da Bovespa na semana. A presença mais consistente do presidente e do ministro da economia foi fundamental.

Já no mercado de crédito as taxas de juros permaneceram próximas da última verificação. Nas operações com desconto de cheques, somente os bancos Itaú e Santander praticaram taxas mais baixas, enquanto que nas operações de desconto de duplicatas somente a CEF e o Santander praticaram taxas mais baixas. A figura a seguir apresenta as taxas praticadas na semana para desconto de cheques, desconto de duplicatas e capital de giro, assim como, os respectivos bancos.

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 834 Articles
Economista, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Pós-doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*