Turismo como fonte de riqueza em Portugal

O turismo observado em Portugal é algo de tal expressão que merece um relato especial. Uma infraestrutura de mobilidade urbana moderna e integrada com trem, metrô e ônibus, além de vias bem planejadas, que facilitam um rápido deslocamento das pessoas, sem o estresse do engarrafamento e poluição.

Quanto aos recursos utilizados, um aspecto fundamental é a presença de uma história viva, conservada e representativa de um recurso imaterial que atrai pessoas do mundo inteiro. Chama atenção os grupos de diversas nacionalidades visitando diferentes locais, consumindo bens e serviços e se deliciando daquelas experiencias.

Um outro aspecto e que tem atraído cada vez mais turistas ao país é a sensação de segurança. Pessoas usando seus equipamentos eletrônicos de alto valor pelas ruas sem medo algum e, naturalmente, sem a presença de importunadores. O policiamento é presente e não é visível nenhuma condição de ameaça.

Um outro elemento de crucial importância é a descentralização turística, quero dizer que, assim como um grande movimento de visitação ocorre no centro histórico de Lisboa, também ocorre em outras cidades menores. Pude observar em Sintra e Porto uma grande movimentação de visitas em patrimônios históricos como castelos, palácios e museus, assim como, em Aveiro, considerada a Veneza portuguesa, em função da vasta quantidade de áreas alagadas, especialmente, os canais de navegação turística, onde barcos coloridos deslizam cheios de turistas.

Enfim, fica a lição sobre a importância de se conhecer o potencial dos recursos locais, tanto tangíveis, quanto intangíveis, para posterior planejamento em um contexto de elevado conhecimento, em busca do melhor padrão competitivo. No caso especifico, além da estrutura física dos recursos materiais, o uso de aspectos intangíveis, tais como, a história a culta e a excelente receptividade, se constituem em fatores de excelência e geração de riqueza. O turismo em Portugal representa 13,7% do PIB.

Alcimar das Chagas Ribeiro
Sobre Alcimar das Chagas Ribeiro 916 Artigos
Economista, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Pós-doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*