Valorização do preço do minério evita pior resultado das commodities

Exportação das commodities açúcar e petróleo desacelera em junho com base no mês anterior. A receita da exportação de açúcar atingiu US$395,1 milhões, valor menor 15,27% em relação a maio, puxado pela queda de 5,89% no preço por tonelada. Já a receita de petróleo atingiu US$1.281,6 milhões, valor menor 37,23% em relação ao valor de maio. O preço por tonelada também caiu 19,09% em junho com base no mês anterior. Somente o minério aumentou a receita em 7,59% no mês de junho com base no mês anterior, pressionado pelo crescimento de 6,11% no preço em tonelada no mesmo período.

Comparativamente a junho do ano passado, foi observado uma queda de 20,58% na receita de açúcar com uma redução de 2,98% no preço por tonelada em junho desse ano. O petróleo registrou um leve crescimento de 1,77% na receita de exportação com uma forte queda de 27,33 no preço por tonelada.

O melhor resultado ficou com o comércio de minério de ferro. A receita de exportação da commodity cresceu 24,6% em junho dom base no mesmo mês do ano passado, puxada pela forte evolução de 49,46% no preço por tonelada no mesmo período.

Alcimar das Chagas Ribeiro
About Alcimar das Chagas Ribeiro 834 Articles
Economista, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Pós-doutorado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*